Olá pessoal!
Semana passada tive duas experiências gratificantes demais, andei pela primeira vez de caiaque e de Stand Up Paddle. Nunca tinha pensado em andar de caiaque, mas de stand up eu queria muito, os dois são ótimos, no caiaque você trabalha mais os braços e já no SUP trabalha todo o corpo. Então vocês imaginam por qual eu fiquei morrendo de amores, pelo stand up rs, ainda mais que eu já gostava muito de surf (apesar de não surfar) e o stand up se aproximou disso.
Pra quem não sabe o SUP sigla para Stand Paddle é um esporte de água de superfÃcie, uma variante do surf, onde o surfista usa um remo para se mover através da água, enquanto está em pé sobre a prancha. (fonte: http://www.supglobal.com/).
A prancha de SUP é maior que as prancha de surf convencional e possui maior flutuação.
![]() |
Pranchas voltadas para o público feminino. fonte: http://cahrololiveira.blogspot.com.br/2012/06/novas-pranchas-femininas-de-stand-up.html |
Muitas praias do litoral paulista, possuem locais que ensinam e alugam pranchas de SUP. Eu acho isso bem legal, porque você não precisa comprar uma prancha pra aprender, e também acaba não gastando dinheiro caso não goste.
Em Bertioga, na Riviera de São Lourenço existem vários pontos na praia onde você pode ter aulas e alugar uma prancha. Mas não é só lá, nesse link: [ESCOLAS] você encontra algumas escolas no Brasil.
Se você está iniciando é sempre bom praticar em uma praia sem ondas, com pouco vento e utilizar colete especÃfico para pratica, e claro que é ótimo se você souber nadar.
Aà você me pergunta, porque é legal? E eu respondo: no primeiro dia você já consegue ficar em pé e remar, é bom pra quem não curte academia e quer fazer algum esporte, ele trabalha várias partes do corpo e ainda é praticado e um lugar muito bom que é na praia (mas você pode praticar em lagos, rios, etc).
Eu andei pesquisando algumas coisas importantes e interessantes para quem quer começar a praticar.
As dicas vem do site http://www.supsurf.com.br:
- Use equipamentos de segurança: use um colete próprio para a prática, que é mais fino e não reduz a mobilidade.
- Cuida da postura.
- Saiba cair: Não caia se jogue, e é sempre bom saber a profundidade onde você está caindo.
- Reme em dias de pouco vento.
- Reme em locais conhecidos e de água parada.
- Faça aulas para aprender mais rápido e com mais segurança.
- Nunca reme sozinho.
Espero que essas informações tenha ajudado e incentivado vocês a praticarem.
Eu pratiquei uma vez e já estou querendo praticar outra vez e quem sabe mais pra frente comprar uma prancha.
